Primeiro drone hidráulico do mundo promete voos de até 6 horas sem parar

A evolução dos drones nas últimas décadas está trazendo resultados impressionantes, antes apenas possíveis em filmes de ficção científica. Como é um assunto sempre em alta, nos últimos dias já trouxemos notícias sobre drones antitanque - entre outros. Agora é a vez da Flowcopter apresentar a sua própria solução, que promete, por meio de motores hidráulicos, oferecer um equipamento com até 6 horas de autonomia (sem pausas), capaz de transportar cargas consideravelmente pesadas. 


Além dessas características, o drone terá uma autonomia de até 900 quilômetros. Essa mescla de autonomia e capacidade de carregamento elevada acontece graças a implementação do motor de combustão alimentado por combustível fóssil. Anteriormente, esse tipo de motor não era usado porque não é a melhor alternativa para um dispositivo que precisa de ajustes contínuos de velocidade das hélices - para manter a estabilidade durante o voo.

Flowcopter pode transportar até 150 kg

E é aí que entra a Flowcopter, que afirma ter superado essas limitações, e pode oferecer um drone capaz de transportar até 150 kg. Essa criação foi impulsionada pelo desafio da UK Royal National Lifeboat Institution, que solicitou a criação de drones capacitados para acompanhar embarcações em missões que envolviam buscas e salvamentos. É de extrema importância que possa voar por muitas horas, para enfrentar os obstáculos que missões desse nível oferecem.

Unido robustez e grande capacidade de transporte, seria possível, no futuro, expandir este equipamento para possa retirar uma pessoa da água, e colocá-la em uma embarcação segura. E essa é apenas uma das possibilidades que o drone poderá oferecer. Seria possível aprimorá-lo, para que se adeque para outras missões de alto risco.


Esses vídeos demonstram um pouco mais do protótipo. No momento, ainda depende de amarras de segurança. Claramente não está pronto para cumprir todas os seus objetivos, mas é impressionante que, mesmo assim, conseguiram viabilizar uma ideia que simplesmente não era possível até não muito tempo. Os motores hidráulicos contarão com até 129 cavalos de potência, e irão oferecer a energia necessária para as hélices.


Como pode ser observado no vídeo, este ainda é um conceito em pleno desenvolvimento, e depende de engenheiros altamente capacitados para conseguir estabilizar o drone por meio desses motores. É uma tarefa ousada conseguir controlá-los com precisão, como a Flowcopter afirma ter conseguido.


Retirado de: Mundo Conectado

Postar um comentário

0 Comentários