Flor em Marte? A curiosa imagem captada pelo Curiosity em solo marciano



A ronda do rover Curiosity, da NASA, está trazendo resultados muito interessantes para os entusiastas de pesquisas interplanetárias. Foi encontrada uma formação rochosa na superfície de Marte que se assemelha muito ao formato de uma flor. Confira:


Apesar de ter causado certa estranheza na internet, os cientistas deram uma explicação convincente para o fenômeno. Essa estrutura peculiar é o resultado da movimentação da água, que aparentemente carregou os minerais que cimentaram a curiosa rocha. Com o passar do tempo, ao sofrer erosão, as partes cristalizadas permaneceram, enquanto parte da pedra foi perdida. Esta descoberta é mais um indício que, de fato, existiu água no planeta vermelho.
 
A câmera que capturou essas imagens é chamada de Mars Hand Lens Imager (MAHLI), e está localizada no braço robótico do rover. Mesmo parecendo ser grande nas imagens, que estão ampliadas, na realidade, o seu tamanho é melhor do que uma moeda. Essa descoberta foi registrada no dia 24 de fevereiro, na cratera Gale.

Em 2004, outro rover, chamado de Opportunity, identificou minerais igualmente cristalizados, arredondados e pequenos, que foram chamados de "mirtilos". O rover Curiosity já está em solo marciano há praticamente 10 anos, e durante a sua jornada, detectou outras formações rochosas similares ao que observamos agora - com a apelidada "Flor de Marte". O equipamento de exploração, desde que iniciou a sua missão, encontrou outras evidências, minerais e químicas, apontando que, no passado, Marte foi habitável. A principal dúvida no momento é saber quanto tempo se passou desde que as condições do planeta vermelho mudaram radicalmente.

O carbono identificado é o mesmo responsável pela metabolização de alimentos ou fotossíntese na Terra

O rover Curiosity não é o único nessa empreitada. O rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity estão explorando outros locais, como a Cratera Jezero, localizada a 3.700 quilômetros de distância do local que foi localizada a "flor".

Retirado de: Mundo Conectado

Postar um comentário

0 Comentários